Monday, February 12, 2007

Filmes Desastre


Os disaster film tiveram um zénite nos anos 70. Mega produções com elencos all star, grandes e inovadores efeitos especiais, mega cenografias (mega maquetes, que ali era tudo feito à unha!!!!), e uma mega catástrofe.
Dentro da linearidade do guião da grande desgraça, pequenas tragédias pessoais e conflitos internos das personagens a acontecerem em simultâneo. Desastres de todo o género. Aviões, pontes a cair, cortes de electricidade que espalhavam o caos, ameaças nucleares, vulcões...valia tudo....tudo junto com traições, crises existenciais, dores de corno, famílias disfuncionais....um ai jesus.
Eram the ultimate adventures movie. Um misto de soap opera de acção. Lembro-me do The Poseidon Adventure, do Earthquake, do Airport e das sequelas Airport 1975 e Airport 77,com o Boeing submerso no Triângulo das Bermudas e daquele volumoso totem que foi a Torre do Inferno, que visto à sombra de 2001 teve um certo caracter apostólico. O género morreu...não durou. Tal como uma hecatombe foi curto e grosso. Além disso era muito caro aguentar budjets de filmes assim, stars included e os desastres tinham que ser melhores e maiores o que chegava a ser ridiculo.
Nos anos 90 tivemos alguns disaster movies e um ou outro desatre neste século 21. Mas nada se compara a este surto de desgraças vintage da década de 70.

1 Comments:

Blogger Vieille Canaille said...

Não muito distante dessa data, houve também um acidente de aviação na Madeira brutal...

Monday, February 12, 2007 6:34:00 PM  

Post a Comment

<< Home