Monday, February 12, 2007

11 de Fevereiro de 2007 - YES!!!!!

O sim ganhou.
Percebi que não é um tema fracturante.
O sim cresceu em comparação com 1998. O sim veio ao de cima. Fiquei aliviada. Fiquei feliz. Fiquei orgulhosa. Imaginava, pensei...e se fosse eu a querer/ter que fazer um aborto???
Além da agressividade da decisão, da tomada de uma decisão que é irremediavelmente irreversivel, eu teria o dedo denunciante desta sociedade muito pouco laica. Teria dificuldades financeiras e passaria por muito até ter a certeza que o iria fazer em sigilo e com segurança e sem complicações futuras para a minha saúde. Mas acima de tudo pensei no horror do estigma sob o qual vivíamos.

Os argumentos do não eram maioritariamente mendigos. Deixavam-me nervosa. Deprimiam-me pois assim eu percebia muito da nossa mentalidade social. Temos uma pesada herança latina e católica. A nível do conservadorismo
que constitui muito desta sociedade e do seu desenvolvimento ele é expressivo nas ilhas. Como disse uma amiga minha da Madeira....."ganhou o sim mas não graças a nós....sabes...havia tanta gente que nem sabia ao que ia...."

O sim, na minha opinião, fez um campanha sóbria e limpa, sem exageros, sem demagogias ou pedagogias excessivas. O que estava em causa era a despenalização da mulher e ponto. Ponto. . . .
Este referendo não é uma questão partidária mas sim uma questão social.
E socialmente...literalmente foi um vencedor.

Pena são os níveis de abstenção. E pena os argumentos de que esta poderia por em causa judicialmente o instituto do referendo.


1 Comments:

Blogger Vieille Canaille said...

Foi um passo... senti-me esperançoso, por momentos, na sociedade portuguesa (até saber os números da abstenção), mas mesmo assim o SIM ganhou, o que significa uma reavaliação dos valores de mentalidade deste povo. A abstenção foi decepcionante, o que significa, na minha opinião, que as pessoas precisam de ser esclarecidas, precisa de haver mais acções de sensibilização, de esclarecimentos, nos centros de saúde, hospitais, etc. Fiquei contente pelo passo em frente do País... outros temas urgentes de alteração venham.

Monday, February 12, 2007 3:38:00 PM  

Post a Comment

<< Home